A boa cicatrização depende de fatores imprevisíveis de cada paciente
O pós-operatório da rinoplastia é uma etapa fundamental para que essa cirurgia plástica apresente os resultados esperados pelo paciente e tenha menos riscos de complicações. Estar informado sobre os detalhes pós-cirurgícos, é essencial para evitar problemas na cicatrização e o aspecto final do nariz seja satisfatório.
A cicatrização eficiente depende principalmente de fatores individuais imprevisíveis. “Porém, um paciente bem nutrido, com sistema imune saudável e que cuida bem das feridas operatórias, geralmente terá uma boa cicatrização na rinoplastia, já que não existem relatos de quelóides na columela (região central do nariz)”, destaca o cirurgião plástico e crânio-maxilofacial Dr. Geraldo Capuchinho.
O Dr. Capuchinho também explica sobre os sintomas do pós operatório. “Geralmente nos primeiros dias há rouxidão e inchaço ao redor dos olhos, nariz entupido e escorrendo secreção. Após a primeira semana esses sintomas podem melhorar e, após um mês aproximadamente, o paciente estará apenas com pouco inchaço do nariz”, diz.
A rinoplastia é uma cirurgia de alta complexidade pelo fato do nariz ser uma estrutura central na face e de ter estrutura anatômica sofisticada e bastante delicada. Além disso, é o órgão responsável por levar o ar até os pulmões por um mecanismo valvular que, caso seja alterado inadvertidamente, poderá desencadear problemas ventilatórios de forma irreversível.
Cuidados no pós operatório
Ainda segundo o cirurgião, os principais cuidados são evitar abaixar a cabeça, assoar o nariz e fazer esforço físico como carregar pesos ou fazer atividades físicas. Já os cuidados com o curativo variam de pessoa para pessoa. “Mas durante a primeira semana uma tala de plástico modelando o nariz geralmante é mantida. Após esse período, o paciente deve manter curativo compressivo conforme orientado pelo cirurgião”, ressalta.
Em relação à alimentação, não existe restrição, mas é recomendado o consumo de alimentos gelados e pastosos, açaí por exemplo, já que ajuda na melhora do inchaço. Além disso, evitar alimentos de temperatura elevada também é recomendado para evitar sangramento no pós operatório.
O retorno ao médico para o controle pós-operatório é feito com 5-7 dias, 10-14 dias, 30 dias e mensalmente até completar 6 meses de pós operatório, que é quando habitualmente a cicatrização está finalizada e, a partir daí, poucas alterações ocorrerão.
Fonte: Dr. Geraldo Capuchinho Jr – Médico cirurgião plástico e crânio-maxilofacial, Membro da Intern. Society of Aesthetic Plast. Surg, The Aesthetic Society & Rhinoplasty Soc. of Europe – @dr.capuchinho https://
Foto: Acervo Pessoal | Divulgação