Black Friday, qual a melhor estratégia para aproveitar essa onda?

Crédito: Divulgação marketing Agência Uaauge.

 

Especialista explica que é necessário traçar estratégias para ampliar as vendas

A Black Friday é de origem estadunidense, mas chegou para ficar no Brasil. Marcada sempre pela última sexta-feira de novembro, a data impulsiona o comércio com preços baixos em todos os âmbitos: eletrônicos, vestuário, eletrodomésticos, cosméticos e até alimentício.

Os consumidores ainda fazem filas quilométricas para adquirir o produto tão desejado a um preço “mais em conta” nas portas dos estabelecimentos, porém as compras têm migrado cada vez mais para o ambiente online. Camila Nogueira, especialista em marketing e diretora da Agência Uaauge, explica que as compras online estão crescendo cada vez mais e os vendedores devem aproveitar para surfar nessa onda.

“O meio de compra online gera um maior alcance para o vendedor, sabendo utilizar bem as ferramentas de marketing ele tem tudo para zerar o estoque. Uma das dicas é o marketing de expectativa, não podemos esperar chegar em cima da hora para começar a cativar os clientes com as ofertas. Então é necessário criar anúncios lembrando da data e já dar um spoiler dos melhores preços para cativar o cliente. Estes anúncios podem ser postados nas redes sociais e também estampados na capa do site de maneira bem chamativa”, afirma a especialista.

Uma pesquisa de intenção de compra para a Black Friday feita pelo Méliuz revela que 8% dos usuários ouvidos preferem realizar as compras pelo e-commerce. “O cenário é positivo! Outra dica que funciona é apostar no remarketing, ou seja, fazer o marketing para uma pessoa que já comprou o produto ou que já se interessou por ele, pois ambas podem ser possíveis compradoras. Através do Google, você pode monitorar quem já acessou seu site e assim programar para que os anúncios sejam reapresentados para eles na internet”, explica

Vale a pena para os lojistas participar da Black Friday?
A data está se consolidando cada vez mais como preferida para compras pela nova geração. Além disso, pela proximidade com as datas comemorativas de final de ano, é a oportunidade perfeita para alavancar as vendas. O fato da margem de lucro ser menor, por conta dos preços serem baixos, a quantidade venda multiplica, uma coisa sobrepõe a outra. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Google, 67% dos brasileiros pretendem fazer compras na Black Friday e sete em cada dez consumidores pretendem gastar igual ou mais do que no ano anterior.

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