Brigitte Baptiste – Divulgação.
20º Semana do Meio Ambiente e 3º edição do programa “O que é…?” discutem desafios ambientais contemporâneos a partir de múltiplas perspectivas de natureza
Entre os dias 5 e 9 de junho, o Instituto Inhotim conta com programação especial ao redor de questões ambientais e desafios da contemporaneidade. De 5 e 8 de junho, a 20ª Semana do Meio Ambiente Inhotim convida o público para conversar sobre um novo mundo possível, partindo da natureza como fonte de inspiração para os desafios atuais. Já em 9 de junho, ocorre a terceira edição do programa “O que é…?”. Com a pergunta “O que é transmutar?”, a programação conta com a bióloga colombiana Brigitte Baptiste, o artivista, educador e performer João Paulo Lima e a artista Luiza Crosman.
A 20ª Semana do Meio Ambiente Inhotim carrega como tema “A natureza do mundo possível” e promove conferências, espetáculos, ateliês e conversas entre profissionais de diferentes equipes do Inhotim. A intenção é promover o encontro das múltiplas perspectivas de natureza: para um jardineiro, a natureza pode ser um espaço de cocriação; para o pesquisador, uma vida de dedicação ao estudo de espécies; para um artista, a natureza pode não ser um lugar concreto.
O local recebe nomes importantes que atuam nos campos da sustentabilidade, conservação da biodiversidade, urbanismo e áreas afins para conversas sobre soluções baseadas na natureza para paisagens sustentáveis, resilientes e biodiversas. Entre os confirmados estão profissionais como Carlos Nobre, coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Mudanças Climáticas (INCT); Vera Guarda, consultora da UNESCO Brasil para o projeto Diálogo e Paz; Gustavo Martinelli, coordenador do Centro Nacional de Conservação da Flora, e Fabio Angeoletto, doutor em Ecologia pela Universidade Autônoma de Madrid. Também são atrações apresentações de música e teatro, com o Grupo Giramundo e a Escola de Música Inhotim.
A programação também envolve ações interativas, com imersões artísticas, como o Laboratório de Fermentação, com Carol Coronato e Vitor Barão, ou o espetáculo “Miniteatro Ecológico” do grupo Giramundo Teatro de Bonecos. As ações são finalizadas com o espetáculo John Cage, que acontece a partir do conceito MúsicaCirco, reunindo musicistas profissionais, amadores e estudantes de música.
Para a terceira edição do programa “O que é?”, o destaque é a participação de Brigitte Baptiste, que propõe a conferência “O que é transmutar?”, onde mergulha nas interações entre ciência, sociedade e política para refletir sobre a conservação da biodiversidade e sobre os desafios ambientais atuais. Considerada especialista em questões ambientais e de biodiversidade e uma importante líder em diversidade de gênero, Brigitte é reconhecida por sua participação em congressos internacionais relacionados a essas questões. Foi diretora do Alexander Von Humboldt Institute for Biological Resources Research por quase nove anos e tem sido referência na construção de importantes pontes entre política, academia e ciência. Também compõem a programação de “O que é…?” o espetáculo de dança de João Paulo Lima, intitulado “Defffuturismo”, que reivindica novas ocupações e estéticas dos corpos das pessoas com deficiência no campo da arte; integra também a programação a visita “Na Escala dos sentidos”, proposta da artista Luiza Crosman, que visa experimentar a transmutação dos sentidos humanos em diferentes escalas pelos jardins do Inhotim.
A Semana do Meio Ambiente no Inhotim conta com a Vale como mantenedora master, a Cemig como parceira estratégica, a Shell e o Itaú como patrocinadores master e a EY como patrocinadora Bronze, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
O programa “O que é…?” tem a Vale como mantenedora master, o patrocínio master do Itaú através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
SERVIÇO
O que é transmutar?
09 de junho
Classificação Indicativa: Livre
Na escala dos sentidos
Com Luiza Crosman (RJ)
11h – Recepção
O que é transmutar?
Com Brigitte Baptiste (COL)
14h – Largo das Orquídeas
Deffuturismo
Com João Paulo Lima (CE)
16h – próximo à obra sem título de Edgard de Souza
20ª Semana do Meio Ambiente Inhotim
Data: 5 a 8 de junho
PROGRAMAÇÃO 20ª SEMANA DO MEIO AMBIENTE INHOTIM
A Natureza do mundo possível
De 05 a 08 de junho
O que a natureza faria? – 05 a 08 de junho
Em quatro conferências, profissionais da sustentabilidade, conservação da biodiversidade, urbanismo e áreas afins se encontram para conversas sobre soluções baseadas na natureza. Em cada dia, a pergunta “o que a natureza faria?” se combina a temas como plantas nativas, água, cidades biodiversas e mudanças climáticas. Essas soluções podem nos ajudar a criar paisagens sustentáveis, resilientes e ricas em biodiversidade.
5 de junho: Plantas nativas – Com Gustavo Martinelli
6 de junho: Água – Com Vera Guarda
7 de junho: Cidades biodiversas – Com Fabio Angeoletto
8 de junho: Mudanças climáticas – Com Carlos Nobre (participação virtual) e Heitor Filpi
Local: Teatro Inhotim Vale
10h00 – 12h00
Inscrições pelo link: https://bileto.sympla.com.br/
Vagas limitadas. Entrada por ordem de chegada, sujeito a limitação do local.
*Aberto ao público em geral, mas com inscrição prévia para grupos universitários de biólogos, arquitetos, paisagistas, viveiristas, entre outros interessados.
Visita “Diálogos sobre Natureza” – 05, 06 e 08 de junho
Nesta visita com profissionais de diferentes equipes do Inhotim, o convite é dialogar sobre as várias definições de “natureza” e como podemos percebê-las no Instituto.
5 de junho Com Petúnia Sousa (Gestão Ambiental) e Luiz Querino (Educação)
6 de junho Com Geraldo Almeida (Áreas Verdes) e Beatriz Lemos (Curadoria Artística)
8 de junho Com Leandro Oliveira (Curadoria de Música) e Nayara Mota (Curadoria Botânica)
Horário: 10h00
Local: Saída da Recepção
Públicos: 25 vagas
Miniteatro Ecológico – 05/06
Espetáculo do Giramundo Teatro de Bonecos
Com os menores bonecos do Giramundo, a coleção de marionetes do Miniteatro Ecológico é numerosa: composta de animais originários das vegetações retratadas e personagens do folclore brasileiro. Por suas dimensões reduzidas e facilidade de transporte os espetáculos são versáteis e adaptáveis, permitindo ao Giramundo se apresentar ao ar livre, perto da natureza, em escolas, parques e reservas ecológicas, entre outros. Todos os episódios têm texto e direção de Ulisses Tavares e trilha sonora assinada por “O Grivo”.
Horário: 15h00 – 15h45
Local: Tamboril
Paisagens em transformação – 07/06
Ateliê com Carol Coronato e Vitor Barão – Gramáticas da Natureza
Os artistas convidam o público a imaginar e criar mundos em colaboração com seres mais que humanos. Eles propõem um mergulho científico e estético pelos ecossistemas da fermentação. O que significa fazer parte de um coletivo vivo em constante transformação? De que formas podemos criar e viver em mundos em colaboração? Como tornar os limites entre o humano e o não humano mais permeáveis? Neste ateliê, a fermentação transforma pequenas e grandes paisagens, usando o microscópio em pequenos vestígios para cultivar novos pontos de vista.
Local: Largo das Orquídeas
Horário de visitação: 10h00 às 16h00
Participação livre no local
Fermentarium – Laboratório de Fermentação – 08/06
Ateliê com Carol Coronato e Vitor Barão – Gramáticas da Natureza
No dia 8, os artistas Vitor Barão e Carolina Coronato, criadores do Gramáticas da Natureza, convidam o público a imaginar e criar mundos em colaboração com os seres mais que humanos e propõem um mergulho científico e estético pelos ecossistemas da fermentação. O que significa fazer parte de um coletivo vivo em constante transformação? De que formas podemos fazer e habitar mundos em estado de colaboração? Como tornar permeáveis os limites entre o humano e o não humano? Em Fermentarium, teremos um laboratório-ateliê de fermentação a céu aberto que conflui aspectos das tradições, das técnicas e das poéticas dos processos de transformação colaborativos através de um conjunto múltiplo de linguagens.
Local: Invenção da Cor, Penetrável Magic Square #5, De Luxe
Horário de visitação: 10h00 às 16h00 – visitação livre no local
“Mudar de forma” – Visita com Sabrina Carmo e Claudia Mattiuz – 08/06
A partir de um convite inspirado na obra de Goethe em “A metamorfose das plantas”, a caminhada pelos jardins nesta tarde é para uma conversa sobre metamorfoses botânicas tanto como processo biológico quanto como um conceito dotado de tantos outros sentidos. Visita realizada por Sabrina Carmo (Inhotim) na companhia de Claudia Mattiuz, professora e pesquisadora da ESALQ – USP.
Horário: 14h30
Local: Saída da Recepção
Público: 25 vagas – inscrição no local
As pragas do Antropoceno: uma experimentação com o Jardim de Sequeiro – 08/06
Oficina com Fabíola Fonseca – Líquen Projetos Educacionais
Vivemos uma crise socioambiental que tem, cada vez mais, mostrado suas nuances. Os eventos extremos têm se tornado mais frequentes e com maior magnitude, mostrando que a grande maioria das cidades mundo afora não está preparada para esse novo cenário. O antropoceno é um convite, sem direito a recusa, para pensarmos nesses nossos modos de habitar o planeta e que tem mostrado suas insuficiências. Portanto, a proposta desta oficina é conversar sobre essas categorizações que fazemos e como isso se desdobra nas nossas sociabilidades, nos nossos modos de pensar, agir e sentir. Faremos isso a partir de uma conversa sobre plantas daninhas (nomenclatura usada propositalmente) e de experimentações que faremos com as plantas do Jardim de Sequeiro do Inhotim para criarmos laços e contarmos novas histórias.
Local: Espaço Igrejinha
Horário: 13h30 – 15h30
Público: 25 vagas – inscrições no local
MúsicaCirco – 08/06
Orquestra Inhotim, Coro Adulto e Escola de Música + Convidados
O conceito de MúsicaCirco proposto por John Cage leva musicistas a tocarem simultaneamente em um espaço amplo as obras que desejarem, criando uma montagem intitulada “Uma Casa Cheia de Música”, reunindo musicistas profissionais, amadores e estudantes de música.
Local: Magic Square
Horário: 16h00