5ª edição Fartura Gastronomia Conceição do Mato Dentro – Foto Douglas Magno.
Evento trouxe mestres da gastronomia, promoveu trocas entre chefs e público e programação regada à muita música
Entre os dias 24 e 26 de maio, a 5ª edição do Festival Fartura Gastronomia Conceição do Mato Dentro atraiu um público de cerca de 9 mil pessoas, fazendo homenagem à gastronomia brasileira, com clima de festa regada a muita música. Entre as belezas do patrimônio histórico e natural de Conceição do Mato Dentro (MG), o festival proporcionou trocas entre chefs locais, nacionais e público. O evento contou com o padrinho Zeca Camargo e promoveu cozinhas ao vivo, aulas gratuitas, além de estandes com pratos selecionados pela curadoria. Agora, o próximo destino é a 3ª edição do Festival Fartura Dona Lucinha em Serro (MG), entre os dias 8 e 9 de junho, na Praça João Pinheiro.
Carolina Daher, curadora do festival, comenta sobre a edição, que se consolidou como uma das maiores até aqui no local: “A cada ano eu acho que a festa ganha mais fôlego e mais intimidade com Conceição. As pessoas já entenderam o que é o Fartura, então elas já vem com esse espírito de vir atrás de boa comida, de boa música, de festa. A gente já tinha iniciado o Fartura em Portugal, no início do ano, com a Bruna Martins, e esse é o primeiro evento que a gente faz no Brasil em 2024 e eu acho que, se for do jeito que foi aqui, vai ser um ano muito muito brilhante para o Fartura”.
O padrinho da edição promoveu uma aula a partir de suas viagens para a Índia, aprofundando na cultura gastronômica do país. Zeca apresentou uma receita simples, de quiabo com cebola, rica em sabores indianos, que o público pode acompanhar o preparo de perto e experimentar depois. “O Zeca é mineiro, poucas pessoas sabem disso, e ele é um cara que gosta de gente, igual o Fartura, que anda pelo país e pelo mundo sem medo de enfrentar estrada, barco, ônibus, para mergulhar em outras culturas. Ele traz esse conhecimento da vida, da estrada, de alguém apaixonado por comida”, continua Carolina sobre o padrinho.
Um dos grandes nomes nacionais da gastronomia que estiveram presentes foi Luana Sabino, à frente do Metzi (São Paulo), 18º melhor restaurante da América Latina, segundo a 50 Best. O público pode conferir o preparo do “Barbacoa de cordeiro”, no Cozinha ao Vivo, que proporcionou uma explosão de sabores mexicanos. Outro ponto alto do festival foi Lucas Corazza, que misturou doce de abóbora com bolo de chocolate em uma aula gratuita, e ainda ensinou truques para fazer a melhor pipoca caramelizada no Cozinha ao Vivo. Jurado do famoso “Que Seja Doce!” (GNT), um dos mestres da confeitaria do país conquistou o público com sua simpatia, conversando de perto com outros confeiteiros locais no Espaço do Conhecimento.
Chefs de Serro (MG) e Conceição do Mato Dentro (MG) também representaram os sabores da região. Simone Cardoso, que foi assistente dos chefs nas primeiras edições do Fartura, dessa vez figurou com seu restaurante Quintal (Serro, MG). O prato “Cintura de Jacinta”, medalhão de quiabo com molho de rapadura com cachaça, da chef, foi um dos grandes sucessos da edição, indo parar até no Instagram do padrinho. A famosa tradição do pastel de angu em Conceição (MG) também esteve presente com Vânia de Queiroz e Lurdinha Majó, que serviram diversas opções da iguaria: do frango com ora-pro-nóbis ao queijo com goiabada, da biomassa de banana verde ao queijo minas com alho poró.
Nomes expoentes na capital mineira também marcaram presença no interior. Bruna Rezende, que inaugurou há alguns meses o bar e armazém A Porca Voadora em Belo Horizonte, trouxe diversos pratos, entre eles, o hit do novo local: jiló com joelho de porco desfiado. A cultura de boteco de BH esteve bem representada com o tradicional Bar do Zezé, do Barreiro: Vitor Martins trouxe torresmo pururuca, carne de panela, angu e jiló em pratos que conquistaram o público.
Outros chefs que marcaram presença no evento, com pratos especiais, foram Marcelo Haddad, do Paladino (Belo Horizonte); Juliana Duarte, da Cozinha Santo Antônio (Belo Horizonte); Flávia Baltazar, da Taberna Baltazar (Belo Horizonte), João Paulo, da pizzaria Monte Castelo (Conceição do Mato Dentro), Cristiano Seabra, do Sr. Pork (Conceição do Mato Dentro), Marcelo Aparecido, do Chapa Burger (Serro), e Rafael Pires, do Mia (Tiradentes).
O público ainda pode levar para casa delícias e belezas da cultura de Conceição do Mato Dentro no Mercearia Fartura. Na feira de produtores locais, foi possível encontrar queijos diversos, requeijão, linguiça defumada, pamonha, pães, bolos, além de óculos, acessórios e artigos para decoração.
PROGRAMAÇÃO ARTÍSTICA
Além da forte programação gastronômica, o Festival Fartura é reconhecido pela curadoria artística, que traz artistas locais e de outros estados. O evento começou com show de Everton e Giovana, uma dupla de viola lançada pelo próprio festival, com potencial de conquistar todo o Brasil. Com o chegar da noite, o Trio Lampião não deixou o público parado, trazendo clássicos da música brasileira no som do forró.
No sábado, o Fartura recebeu Ayê, que convidou Jéssica Gaspar. O show fez homenagem ao icônico disco Quarteto Negro, lançado em 1988, em comemoração ao centenário da abolição da escravidão no Brasil. A noite de sábado contou com as Ablusadas, primeiro grupo de blues formado exclusivamente por mulheres do Brasil, e Júlia Rocha, um espetáculo de cantora.
O último dia de festival trouxe a banda local Bush Inside Blues, casando muito bem com o clima de início da tarde de domingo. Diretamente de Juiz de Fora (MG), o grupo ETC chegou para animar o público com um pop reggae cheio de releituras da MPB. Fechando o festival, de Stevie Wonder a Ivete Sangalo, o Baile da Dri costurou um repertório variado, conduzindo o público a uma grande festa de encerramento.
Fartura – Gastronomia do Brasil é a principal plataforma gastronômica do país, que consiste em pesquisa, compartilhamento de conteúdo e produção de eventos no setor. As Expedições Fartura já visitaram todo o território nacional em mais de 100 mil km rodados em busca de histórias e receitas, que dão origem a livros e filmes premiados, além de conteúdo para a web. Essa pesquisa baseia também a curadoria dos eventos, que já aconteceram em todas as regiões brasileiras. Cerca de um milhão de pessoas já participaram de Festivais Fartura em mais de 10 cidades, desde 2014.